6 dicas de produtividade para não precisar de 6 dicas de produtividade

10/08/2009, 17:24 : Domando o cotidiano

Uma repórter da Info me escreveu pedindo dicas de produtividade para publicar na revista. Respondi o e-mail com o texto a seguir.

Em vez de dicas, é melhor pensar em desenvolver 6 qualidades básicas.

Generosidade – Engaje-se em algum tipo de trabalho voluntário. Em especial se você mexe com tecnologia. No mínimo, compartilhe seus conhecimentos. Isso aumenta muito a SUA produtividade, porque amplia sua rede de contatos e suas habilidades.

Conduta apropriada à situação- Não deixe a tecnologia virar deslumbre. Compre só aquilo que vai realmente usar. Aprenda a usar o que você já possui. Não se comporte como se fosse uma versão geek dos novos ricos. Inicialmente, ostentação e deslumbre podem até parecer divertidos. Mas rapidamente se tornam dívidas, vício e escravidão.

Paciência – É o canivete suíço da mente humana: serve para quase tudo. Você pode ter paciência consigo mesmo, com suas limitações, com suas condições de trabalho. E isso não é conformismo. É saber esperar, renunciar aos supérfluos, eliminar distrações que só causam problemas. Evitar expectativas inúteis ou superdimensionadas.

Disciplina – Disciplina não significa chatice. Você precisou dela para ser alfabetizado, para aprender a fazer sexo, ouvir música, ir ao banheiro e muito mais. Hoje, praticamente esqueceu desses processos de aprendizado. Atletas tiram prazer da disciplina. Se você conseguir fazer o mesmo, não vai precisar de dicas de produtividade. Vai ter prazer em agir.

Concentração – Pegou a si mesmo perdendo tempo? Não comece com tagarelismo mental – “sou um lixo, sou preguiçoso”. Apenas volte sua atenção ao que tem que fazer. Concentração não significa necessáriamente manter o foco numa única coisa por longo tempo. É reconhecer a distração e gentilmente voltar ao ponto. Quanto mais disperso você é, menos controle tem da sua própria mente.

Sabedoria – Todas as coisas que acontecem ao seu redor são filtradas pela sua própria mente. Você experimenta apenas sua própria interpretação, de certa forma, cria sua realidade. Além disso, o cotidiano é como um sonho: hoje é assustador, amanhã pode perder completamente o sentido. Quando criança, a única coisa que nos importava era o peito das nossas mães. Hoje nem sequer nos lembramos dele. Desejos e objetivos de hoje podem ser o ridículo de amanhã. Portanto, é inteligente manter a mente flexível. Não se apegar a conceitos. Nem mesmo ao de produtividade.

 

Essas dicas não são minhas mas podem ser bem utilizadas por que  quer ser mais produtivo no ambiente de trabalho e na vida.

o autor tá aqui: http://produtividadepessoal.com/6-dicas-de-produtividade-para-nao-precisar-de-6-dicas-de-produtividade/

Como estou envolvido em vários projetos de produtividade e colaboração em ambiente empresarial vou começar com essas dicas e postarei mais dicas logo, logo!

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s